top of page
  • Foto do escritorTalita Rauber

O que é estourar o traço? As camadas da pele e a tatuagem


Quando a agulha entra dentro da pele, ela atravessa a epiderme, primeira camada da pele, e entra na derme, a segunda camada da pele. A tinta fica então acoplada na segunda camada, chamada de derme, como pode-se ver na imagem ao lado.



Como pode-se perceber, a primeira camada da pele fica com os buraquinhos da agulha e também fica com tinta acoplada, porém, essa camada cicatriza e fecha esses buraquinhos, deixando a tinta apenas na derme. Esse é aquele momento em que sai fluído da tatuagem, nos primeiros dias, e também, quando sai a casquinha da tattoo. A casquinha nada mais é do que a derme antiga que foi furada, agora se regenerando.


Então, mas o que é estourar o traço ou borrar a tatuagem?

Isto acontece quando, no momento da tatuagem, a agulha com tinta entra muito mais profundamente do que deveria, chegando à hipoderme, a camada subcutânea de gordura! A gordura permite que a tinta se espalhe, e, por isso, acontece o estouro do traço ou o vazamento da tinta.



Além disso, se você deixar a sua tatuagem inflamar ou infeccionar, ela também poderá ter danos no traço, como por exemplo ficar falhada.


Uma tatuagem vermelha é uma tatuagem inflamada, e se tiver com pus, estará infeccionada.



Entretanto, apenas perder a nitidez do traço não quer dizer estourar o traço. Alguns locais do corpo são mais propícios a perder a nitidez, tais como articulações, locais de mais flexibilidade da pele, onde ela estica muito o dia todo, como dedos, pulsos, cotovelos, joelhos, tornozelos, etc.


Também é importante lembrar que, por causa dessa "acomodação" da tinta, devemos deixar um espaço considerável entre os traços, para que, no futuro, não fiquem todos grudadinhos. Então, evite fazer tatuagens muito pequenas com muitos traços juntinhos.


Se você ainda tiver dúvidas, entre em contato pelo Instagram ou pelo Whatsapp!




Por Talita Rauber, artista e tatuadora em Pouso Alegre-MG.

26.995 visualizações0 comentário
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page