top of page
  • Foto do escritortalitarauber

Ai, que dor! Onde mais dói para tatuar?



Oi, tattudo bem galera? Hoje vamos falar de um assunto que interessa a muites, mas que nem sempre é tão divertido assim: onde mais dói tatuar? Isso mesmo, tem locais que fazem a gente tremer só de pensar na dor. Mas calma, que eu vou explicar tudo cientificamente, com base em estudos e pesquisas. Sou tatuadora e mestranda em Artes Visuais (USP) e bora pro texto!




1 - Onde mais dói para tatuar?

Bom, essa pergunta tem uma resposta bem subjetiva, já que cada pessoa tem uma tolerância diferente à dor. Mas, em geral, os locais mais dolorosos para tatuar são aqueles que têm menos tecido adiposo e mais terminações nervosas. Ou seja, onde a pele é mais fina e próxima dos ossos. Como a planta do pé, por exemplo.


Outro lugar que costuma ser bem dolorido é o pescoço, especialmente na parte de trás. Isso porque a pele é fina e as vértebras cervicais ficam logo abaixo, o que pode provocar uma sensação de choque elétrico em algumas pessoas. Ah, e não vamos esquecer das mãos e dos dedos, que são cheios de nervos e cartilagens.


2 - Por que dói na costela?

Agora vamos falar de um dos lugares mais temidos pelus tatuades de plantão: a costela. Sim, aquela região que faz a gente sentir uma dorzinha gostosa só de respirar fundo. Mas por que tatuar ali dói tanto? Bem, em primeiro lugar, a pele da costela é fina e fica bem próxima aos ossos. Além disso, há uma grande concentração de nervos intercostais na região, que são responsáveis pela sensibilidade do tórax e do abdômen. Quando esses nervos são estimulados pela agulha da tattoo, a dor pode ser intensa. Eu tenho uma hipótese não comprovada de que um dos motivos pelos quais dói mais no tórax e abdomen é porque é a região que abriga os seus órgãos vitais e, portanto, o seu corpo vai querer te proteger fazendo você sentir mais dor.


3 - Por que tatuar em cima de osso dói mais?

A gente já falou um pouquinho disso nos tópicos anteriores, mas vamos aprofundar um pouco mais. Quando a agulha da tattoo perfura a pele, ela atinge as terminações nervosas que ficam no tecido subcutâneo. Mas, quando a pele é mais fina e fica próxima aos ossos, a dor pode ser mais aguda e intensa. Isso acontece porque os ossos são cheios de terminações nervosas e vasos sanguíneos, que são mais sensíveis ao toque. Além disso, a pele pode ficar mais irritada e inchada quando tatuada em cima de ossos, o que pode prolongar a dor e o desconforto.


Se tem alguma dúvida sobre o assunto, deixa um comentário ou entra em contato pelo contato abaixo! Talita Bazzo Rauber (tatuadora profissional)


35 98479 3131 (agende seu horário pelo WhatsApp)


São Paulo: Tattooine Art Studio (Pinheiros) Curitiba: Ennui Goth Tattoo (centro) Pouso Alegre - MG: Adriane Bazzo Tattoo Studio (Foch 2)

20 visualizações0 comentário
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page